Tópico 1 Teoria – Por que é importante; formatos diferentes; o que deve ser incluído e dicas práticas

A quarta revolução industrial trouxe novas mudanças na forma como as nossas sociedades funcionam. Esta era traz muitos desafios, especialmente quando se considera a competição no mercado de trabalho e a evolução da tecnologia nos empregos de hoje. Assim, precisa saber como se pode adaptar às novas circunstâncias e aprender a apresentar-se a si e às suas competências, e experiências, para competir com as necessidades do mercado de trabalho, marcando a diferença através da sua singularidade! As competências de preparação e redação dos currículos são muito importantes para que se destaque dos demais.

Porque é que isto é importante?

Com o seu currículo será capaz de fazer o primeiro ponto de contato com um potencial empregador, isso dar-lhe-á oportunidade de mostrar os seus traços de personalidade, o que pode trazer para a empresa, o cargo para o qual se candidata e, claro, ser chamado/a para uma entrevista. Um CV é um documento que pode usar como ferramenta para partilhar as suas competências, pontos fortes, qualidades e experiências com outras pessoas, trocar informações com potenciais colaboradores e estabelecer uma rede de contactos. É, por isso, muito importante saber como criar um currículo impactante.

Quais são os diversos formatos de CV?

Depois de se candidatar a um emprego, alguns empregadores podem fornecer um modelo próprio de currículo, ou exemplos de currículos, para ajudar a garantir que os candidatos incluirão todas as informações necessárias no seu formato preferido. Portanto, antes de enviar a sua candidatura, procure as indicações especiais de CV que o empregador descreveu na oferta de trabalho. Se não houver diretrizes específicas de currículo solicitadas na candidatura, escolha o melhor formato, com base no cargo e nas suas circunstâncias.

Dica: Confira o anúncio do cargo, onde normalmente alguns critérios de candidatura são mencionados. Pode usar as informações fornecidas para personalizar especificamente o seu currículo e mostrar de que forma é o melhor candidato!

Existem três formatos principais de CV: cronológico, funcional e combinado, apresentados aqui, todos com finalidades diferentes.

Verifique o link para mais detalhes e formatos: https://help.open.ac.uk/types-of-cvs

https://blog.alertaemprego.pt/3-tipos-de-cv-pros-e-contras/

ACEDEMOS A ESTE VÍDEO LIVREMENTE A PARTIR DO YOUTUBE, SEGUINDO AS NORMAS DE UTILIZAÇÃO ADEQUADAS E SEM A INTENÇÃO DE VIOLAÇÃO DIREITOS DE AUTOR. CASO SE CONSIDERE QUE SE ESTÃO A PÔR EM CAUSA DIREITOS DE AUTOR POR FAVOR CONTACTE PARA QUE SE RESOLVA DA MELHOR FORMA A SITUAÇÃO.

Made by: KulturLife gGmbH

Dica: Verifique as 8 competências ao longo da vida do módulo 1 e com base no módulo 1, o exercício da unidade 2, selecione e inclua no seu CV as mais adequadas e relevantes.

Lembre-se de que seu CV é a sua primeira oportunidade para comunicar as suas experiências e competências a um futuro empregador. É a percepção imediata de quem você é, das suas competências, da sua formação, das experiências de trabalho e de outras realizações. As dicas de formatação são muito importantes ao escrever um CV, siga as nossas sugestões para criar o CV perfeito!

Fonte: the balance careers

  • Tente ser o mais específico e direcionado possível ao redigir o seu CV. Tente apresentar-se objetivamente, evite CV muito longos e informações desnecessárias.
  • Apoie as suas competências, conhecimentos e atributos com factos relevantes e exemplos/justificações.
  • Tenha presente o emprego que pretende ao criar um currículo e faça os ajustes necessários. Alinhe as suas competências e experiência com o emprego para o qual se candidata, preste atenção aos detalhes publicados no anúncio da vaga.
  • Personalize o seu CV. Atualize a secção ‘Sobre mim’ para mostrar que é a melhor pessoa para o trabalho. Não inclua um histórico completo e detalhado. Concentre-se em factos e pontos principais, que correspondam ao trabalho que tem em mente.
  • Não exagere, não escreva coisas falsas, ou com as quais não se sinta confortável. Seja verdadeiro consigo próprio!
  • Mantenha as secções claramente diferenciadas e apresente as experiências por ordem cronológica inversa, sempre a experiência mais recente primeiro, seguida das anteriores. Caso haja grandes intervalos de tempo sem ter trabalho ou aprendizagem, diga a razão.
  • Seja cuidadoso com o que escreve.Verifique se há erros de ortografia e gramática, adicione uma fotografia e um endereço de e-mail profissionais.
  • Não faça copiar/colar informações já existentes no seu CV – certifique-se de parafrasear.
  • Atenção à abordagem inovadora nos CV.
  • Demonstre consistência.